10 motivos para você tirar suas ideias do papel e empreender

motivos para empreender

10 motivos para você tirar suas ideias do papel e empreender

 

“Seu tempo é limitado, então não perca tempo vivendo a vida de outra pessoa”

Steve Jobs

 

10 motivos para você tirar suas ideias do papel e empreender from Thiago Ribeiro on Vimeo.

Se você pensa em empreender, mas tem medo de se arriscar e perder a “estabilidade” da sua carreira ou a “certeza” de que todo mês seu dinheiro estará na conta, bem-vindo ao clube!

Quem não tem medo dessas coisas? Quem quer trocar um bom salário pela incerteza de um negócio próprio?

Como seres humanos, temos medo do desconhecido, evitamos a incerteza e não gostamos de mudanças. Mas o que faz então com que alguns de nós sejam capazes de superar tudo isso e se lançar num empreendimento?

Deve existir algo que atraia essas pessoas e as motive a se lançar nessa aventura mesmo cientes de todos os riscos e das dores envolvidas nessa jornada.

Nesse artigo, vamos falar sobre 10 bons motivos pelos quais valerá a pena você empreender mesmo sabendo dos riscos envolvidos.

#1 – Você não ficará desempregado na próxima crise

Apesar da estabilidade de uma carreira e da certeza do salário no final do mês, sabemos, ou aprenderemos da pior maneira, que ninguém é insubstituível e que, somos apenas uma peça numa grande engrenagem. Que sempre pode ser substituída.

Num país em que o Rei perdeu o trono da noite para o dia, que as universidades e as instituições públicas estão sendo sucateadas e o Estado está quebrado, ninguém está realmente à salvo.

Como empreendedor, você aprende a se virar e, apesar da crise, você não ficará desempregado.

#2 -Você não terá uma data de validade

Mais grave do que ficar desempregado é ficar desempregado quando o mercado avalia que você está velho demais. O pior que para se aposentar você terá de trabalhar para frente dos 65 anos e o mercado acha você velho aos 45.

A conta não fecha, mas essa situação, infelizmente, não é tão incomum quanto parece.

Como empreendedor, sua idade não importa, somente sua experiência e sua capacidade de execução.

#3 – Você não terá um chefe que sabe menos que você

O mundo corporativo não é exatamente baseado na meritocracia como algumas pessoas defendem. Somos seres políticos e, apesar de afirmarmos que não gostarmos de política é ela que move o mundo.

Como empreendedor você não terá alternativa a não ser buscar resultados em suas ações e a melhor notícia é que, obviamente, você não terá um chefe, bom ou ruim! 😉

#4 – Você não terá mais que se preocupar se será promovido

Seguindo a mesma linha anterior, se realmente não é a meritocracia que comanda o mundo corporativo, aqueles que fazem muito, mas não são bons políticos, dificilmente ascendem na carreira.

Como empreendedor, os resultados de suas ações serão seu norte e não haverá ninguém que poderá impedir seu sucesso, a não ser você mesmo.

#5 – Você terá liberdade para testar suas ideias mais ousadas

Apesar da palavra inovação estar na moda, falhar é sinônimo de demissão no mundo corporativo e poucos se arriscam a colocar ideias muito diferentes à prova.

Como empreendedor, o limite para a inovação será definido apenas pelo risco que você está disposto a correr e pelas perdas que você consegue suportar no caso de as coisas darem errado.

#6 – Você poderá construir algo para se orgulhar no futuro

A não ser que você consiga chegar ao ápice da carreira corporativa, dificilmente receberá o crédito ou será reconhecido por suas contribuições à empresa ao longo de sua vida produtiva.

Como empreendedor, não haverá dúvidas de que foi você e sua equipe que juntos construíram um negócio do qual você terá orgulho de ter feito parte.

#7- Você irá superar seus medos e suas limitações

À primeira vista, essa afirmação parece um pouco assustadora, mas na realidade passar por essas experiências é o que realmente nos fazem empreendedores.

Se prefere ficar na zona de conforto e não mexer com isso, nem tente iniciar um novo negócio. Mas se está disposto a viver plenamente, eu recomendo que comece hoje a expandir seus horizontes.

#8 – Você será dono do seu tempo

Essa afirmação parece um tanto controversa, já que sabemos que muitos empreendedores são workaholics e trabalham de 12 a 14 horas por dia. Eu não sou exceção, mas não sinto que alguém controla meu tempo. Na maior parte, quem dita as regras sou eu.

Experimente o prazer de caminhar no parque as 10h00 da manhã sem sentir remorsos, ou esticar seu final de semana para fugir do trânsito, ou ainda fazer um feriado pessoal no meio da semana. Não tem preço!

#9 – Você vai se tornar uma pessoa resiliente

Resiliência é uma característica essencial para nossa sobrevivência num mundo que se transforma de forma super-acelerada. Sem a capacidade de suportar reveses e atravessar dificuldades, cairemos doentes ou teremos sérios problemas, que vão da depressão à síndrome do pânico.

Empreender te fará forte e irá te preparar para superar qualquer outra adversidade que a vida lhe traga.

#10 – Você vai experimentar a verdadeira sensação de vitória

Por último, mas não menos importante. Você vai sentir o gosto de ter feito algo do zero! De ter criado algo único que só existe pelo seu empenho e determinação.

Ainda não senti esse gosto, mas consigo imaginá-lo e isso me dá um gás fenomenal.

Ganhar dinheiro será uma consequência necessária

Se você fizer as coisas como devem ser feitas, observando os sinais e aprendendo com os erros, você será capaz de ajustar a rota sempre que necessário e terá uma vida próspera.

Apesar de eu ter clareza de que pessoas movidas somente pelo dinheiro são perigosas para nossa existência enquanto espécie, ninguém deve empreender sem que isso o recompense financeiramente.

A recompensa pode demorar mais ou menos tempo, mas nunca deve ser desconsiderada.