Grande ideia: simplificar para executar

Grande Ideia: simplificar para realizar

 

“O maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que está mudando rapidamente, a única estratégia que certamente vai falhar é não correr riscos. ”

Mark Zuckerberg

 

Grande ideia: simplificar para executar from Thiago Ribeiro on Vimeo.

Uma grande ideia, uma grande visão, um grande empreendedor. Quem não sonha em realizar coisas grandiosas? Ter uma ideia visionária e concretizá-la como fizeram Henry Ford, Gordon Moore, Bill Gates, Steve Jobs, Richard Branson, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Elon MuskTravis Kalanick, Marc Benioff, Drew Houston, Francesco Matarazzo, Samuel Klein, Luiza Trajano, entre tantos outros.

Ter uma grande visão e estar à frente do seu tempo são características dos empreendedores que realizam feitos que influenciam nossas vidas. Eles nos inspiram. A alguns de nós, apenas pelos resultados que alcançaram. A outros, pela criatividade, inteligência, capacidade de execução, garra, perseverança e inovação.

Tenha clareza da sua visão de futuro, mas entenda que ela ainda será construída

Mas o que devemos guardar sempre é que eles realizaram sua visão de futuro. Eles não plasmaram tudo de uma vez. Todos tiveram um começo mais ou menos duro, mais ou menos difícil, mas, com certeza, completamente diferente da situação em que se encontravam quando foram finalmente reconhecidos.

Muitos empreendedores chegam aqui na Soul buscando apoio (investimentos na maioria das vezes), com ideias sofisticadas, dispendiosas, e baseadas unicamente em seus instintos. Querem apoio para começar uma franquia, uma rede de lojas, um e-commerce melhor que a Amazon, uma ONG que vai resolver os problemas da educação, o próximo Facebook.

Não se trata de encontrar o caminho do meio, mas um caminho para construir sua visão de futuro. Na vida, não é possível começar pelo fim, nem voltar atrás. Precisamos percorrer uma trajetória e para que ela nos leve ao lugar certo, será preciso saber como se parecerá o lugar que queremos chegar e quais as estratégias que utilizaremos para chegar lá, dando um passo de cada vez.

Simplifique e execute

Sua visão de futuro deve ser grande, suas ideias devem ser ousadas, mas seus pés devem sempre tocar o chão. Demorei para aprender essa lição. Atualmente tenho conseguido me manter focado, pavimentando meu caminho. Poucos são capazes de perceber a minha evolução e se a estratégia funcionar, tenho certeza, as pessoas irão fantasiar que tudo nasceu assim, da noite para o dia.

Uma das coisas mais interessantes no mundo atual é que as escalas econômicas se reduziram imensamente. Podemos fazer cerveja em casa, escrever em um Blog, participar de uma exposição na Internet, imprimir um único livro, vender pelo Facebook, promover um webinar.

Não há mais desculpas para não começar: Testar se nossas ideias param em pé, se nossas hipóteses serão confirmadas pelos fatos.

Agora é a hora

Simplifique seu projeto. Mude para o modo aprendizado e comece a executar. As coisas poderão acontecer mais ou menos rápido, mas com certeza, terão mais chances de vingar do que se você ficar esperando o melhor momento, ou que um investidor aposte as fichas em suas suposições.

Teste, valide suas hipóteses e traga fatos e números reais que, mesmo que ainda pequenos, valerão mais que uma grande ideia guardada na gaveta ou um Plano de Negócios baseado apenas em suposições tiradas da sua cabeça.

Artigo originalmente publicado em agosto de 2015 e revisado em setembro de 2017.