A importância do Propósito, dos Valores e da Missão para a realização da sua Visão de Futuro

Propósito

A importância do Propósito, dos Valores e da Missão para a realização da sua Visão de Futuro

 

“A única coisa que temos é um ao outro. A única vantagem competitiva que temos é a cultura e valores da empresa. Qualquer um pode abrir uma loja de café. Nós não temos tecnologia, temos nenhuma patente. Tudo o que temos é a relação em torno dos valores da empresa e o que trazemos para o cliente todos os dias. E tudo o que temos para ele próprio. “

Howard Schultz, CEO da Starbucks

 

Num momento em que o marketing caminha rapidamente para uma visão holística do negócio (Marketing de Experiência – Omnichannel) e ações isoladas e desarticuladas fazem pouco sentido na construção de relacionamentos, a cultura organizacional ganha um papel central na construção das marcas.

Não estamos mais falando daquelas frases criadas por consultores externos em reuniões de planejamento estratégico (que nunca saíram do papel), mas de um entendimento profundo dos nossos propósitos, valores e missão.

Nós aqui da Soul acreditamos no poder transformador das pessoas empreendedoras e apostamos nessas pessoas para promover as mudanças necessárias para criarmos juntos um futuro sustentável. E, nesse sentido, entendemos que o “passo zero” de qualquer projeto deva passar por essas definições iniciais.

A definição clara dos nossos propósitos e valores ou de nosso porquê e do nosso como, nos estimulam a enfrentar as adversidades e nos fornecem energia nos momentos em que começamos a questionar os motivos que nos colocaram no caminho do empreendedorismo.

Se sairmos do campo das fases feitas que enfeitam nossa página de quem somos, o que, de fato, significam os termos Propósito, Missão, Valores e Visão e como eles podem nos ajudar a ter sucesso em nossas empreitadas?

A ideia do Golden Circle aplicada em nossa empresa

Segundo Simon Sinek, autor do livro Start With Why e palestrante do TED Talk Golden Circle, empresas inovadoras que têm clareza de porquê de sua existência nos inspiram a ação. Fazem isso capturando nosso inconsciente através de propósitos e valores compatíveis aos nossos.

Em nossa visão aqui na Soul, empresas com clareza desses pontos, além de nos inspirar, são também capazes de criar experiências consistentes aos seus clientes e, desse modo, aproveitar os benefícios do ZMOT, reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC), aumentar a retenção de clientes – ao reduzir o churn – e capturar mais valor ao aumentar o LFTV (Life Time Value) gerado pelos clientes.

Uma cultura organizacional forte e difundida entre todos os colaboradores é a fonte que abastece a experiência do cliente em todos os pontos de contato da empresa e ela emana de nosso Propósito (Porquê), nossos Valores (Como) e da nossa Missão (O que).

Nosso Propósito

Definir o Propósito, seja pessoal, de uma empresa ou uma organização, passa, necessariamente por um processo de reflexão que não estamos acostumados a fazer.

Ocorre que o mundo está mudando rapidamente, criando tanto oportunidades, quanto ameaças e, em nossa visão, os impactos positivos dessas transformações só serão aproveitados por aqueles que forem capazes de se destacar na multidão.

Para se destacar e crescer, as empresas precisarão mais que nunca de colaboradores comprometidos e clientes satisfeitos. E não é mais possível estimular os colaboradores somente pela recompensa financeira e nem tampouco, nos sentirmos estimulados a fazer algo incompatível com nossos valores.

Para sermos bons líderes e bons colaboradores e assim fazermos nosso negócio crescer ou mantermos nosso emprego, será importante fazer algo em que acreditamos e temos afinidade. Nossos propósitos devem nos guiar e estimular a ação de nossos clientes e colaboradores.

Para chegarmos em nosso propósito precisaremos compreender o que nos move em direção aos nossos objetivos:

Quando criamos uma solução para um determinado problema, normalmente fazemos isso por nos interessarmos pelos beneficiados ou pelos resultados mais amplos que isso trará.

Qual é o seu propósito? Por que você se levanta todos os dias?

O Propósito da Soul:

Desejamos a transformação do mundo e acreditamos que serão as pessoas empreendedoras que nos guiarão por esse caminho.

Nossa Visão de Futuro

Em nossa curta experiência, quando ouvimos um pitch ou alguém nos apresenta uma ideia de negócios, invariavelmente, essa pessoa nos presenteia com sua Visão de Futuro:

Com uma projeção daquilo em que a ideia irá se transformar após ter as hipóteses iniciais validadas, a Tese de Negócios provada, encontrar o encaixe entre o problema e a solução, o encaixe do produto no mercado, atravessar o abismo, escalar as vendas e se tornar uma grande empresa.

Penso que, dentre todas as definições iniciais, essa seja a mais fácil de descrever, pois, apesar de ser o resultado de muito anos de trabalho focado, nasce do nosso pensamento como tudo o mais que fazemos no mundo.

O trabalho da Soul nesse contexto se inverte e, ao invés de ajudarmos a criar a visão de futuro, ajudamos o empreendedor a desconstruí-la, simplifica-la para que ele possa começar a executar a partir de sua essência.

A Visão de Futuro será o nosso Norte. Uma ideia que nos guiará por um longo tempo e que deve ser a clara e precisa para que um dia se torne realidade.

A Visão da Soul:

Ajudaremos a transformar o mundo num lugar mais justo e sustentável. Seremos uma plataforma global que fomenta o empreendedorismo, capacita e empodera pessoas empreendedoras.

Organizaremos redes de apoio que cobrirão todas as fases dos processos empreendedores, possibilitando que as ideias se tornem realidade e alcancem todo seu potencial, independentemente de onde tenham nascido.

Nossa Missão

A Missão de uma pessoa, empresa ou organização é a forma que ela escolheu para lidar com o problema que a motiva a agir. É o objeto, ou o que será feito em relação ao problema.

A missão deve ser descrita de maneira simples e direta para que todos os stakeholders possam compreende-la e se lembrar dela sem se esforçar:

GOOGLE

Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

MICROSOFT

Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial.

3M

Solucionar problemas ainda não solucionados.

AUDI

Encantar os clientes em todo o mundo.

Para todas essas Missões, ao se perguntar o porquê, chegaremos ao propósito:

Por que a Google quer organizar as informações da Internet? Por que a Microsoft quer ajudar as pessoas e empresas a concretizarem seu potencial? Por que a 3M quer solucionar problemas? Por que a AUDI quer encantar as pessoas com seus carros?

Provavelmente essas missões nasceram dos impulsos de seus fundadores e se mantiveram vivas, criando as bases para que essas empresas se tornassem as potências que são atualmente.

A missão da Soul:

Fomentar o empreendedorismo e auxiliar pessoas empreendedoras a concretizar suas ideias, viabilizar seus projetos e ampliar o impacto de suas ações.

Nossos Valores

Os valores balizarão nossas decisões e serão parte constitutiva importante de nossa Cultura Organizacional. É com base nesse conjunto de valores que tomaremos as decisões presentes que impactarão nosso futuro.

Nossos valores não devem ser feridos, nem desconsiderados em nossas decisões, com o risco de solaparmos o que construímos e destruir nosso legado.

Valores, diferente das crenças que nos limitam, nos impulsionam e nos ajudam a criar uma experiência consistente aos nossos segmentos de clientes.

Pessoalmente, quando tomo minhas decisões, procuro preservar minha liberdade e minha autonomia. Busco me envolver em atividades criativas que me desafiem e proporcionem aprendizado. Tento ser útil e disponível para as outras pessoas e fazer as coisas com excelência e autenticidade.

Os Valores da Soul:

Nosso objetivo é contribuir para a transformação da sociedade e apoiar as pessoas em suas ações empreendedoras. Trabalhamos ao lado delas e fazemos isso de forma ética e transparente, primando pela excelência em tudo que fazemos e buscando manter nossos serviços acessíveis a todas as pessoas que desejam desenvolver projetos sustentáveis e com impacto social.

Cultura Organizacional e Experiência do Cliente

Nossos clientes estão se tornando omnichannel e nos forçando a aprender com seus novos hábitos. Esperam de nós cada vez mais pelo que pagam e se tornaram, ao mesmo tempo, mais rigorosos com a qualidade dos produtos e serviços e mais sensíveis aos preços.

Apenas as empresas capazes de oferecer uma experiência única terão condições de fixar seus preços acima dos competidores e garantir margens de lucro superiores. Às demais, restará cuidar de seus custos, tentando manter a qualidade mínima exigida pelos clientes.

Um malabarismo cada vez mais complexo e nem sempre viável.

Investir na Experiência do Cliente pressupõe investir na Cultura Organizacional e direcionar a empresa toda para criação de valor aos seus segmentos de clientes.

O prêmio se dará na forma de receitas excepcionais alcançadas pela maior autonomia na fixação de preços, no menor custo de aquisição de clientes, em maiores taxas de retenção e no ciclo de vida mais longo estabelecido pelo relacionamento com os clientes.

Sua vez

Caso você queira compartilhar seu ponto de vista conosco, ou esclarecer alguma dúvida em relação aos temas abordados nesse artigo, por favor, use os comentários ou escreva para empreender@soulsocial.com.br