Startup Valuation: quanto vale sua startup?

startup valuation

Startup Valuation: quanto vale sua startup?

Quase todo startupper que se preze já pensou em formas de conseguir investimento externo para realizar a sua visão no longo prazo.

Se você é um deles, deve ter se deparado com as seguintes questões:

  • Quanto vamos pedir para o investidor?
  • Qual a porcentagem que isso vale na minha empresa?

Essas perguntas se traduzem em uma, mais simples e essencial: quanto vale meu negócio?

E aqui estamos falando de quantificar o valor econômico com base nas caraterísticas especificas de risco e retorno da startup. E não aquela conta padrão do startupper que quer vender 10% do equity por R$100K, dando um “valuation”  de 1 milhão sem fundamentos financeiros.

Para isso existe o VALUATION, que significa valoração em português, que busca contar a história da startup em três, cinco e até 10 anos no futuro, dando uma resposta com base em business finance.

O famoso investidor Warren Buffet uma vez disse “Preço é o que você paga, valor é o que você ganha”, podemos dizer que o valor não é quanto o mercado paga, mas quanto o mercado deveria estar disposto a pagar por uma empresa.

Mas como podemos chegar nesse número?

Há vários modelos diferentes para calcular o valor de um negócio, mas em última análise, há apenas duas abordagens principais: o fluxo de caixa descontado (FCD) e múltiplos do mercado.

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Na abordagem do fluxo de caixa descontado (FCD) é feita uma avaliação de quanto vale os fluxos de caixas futuros de uma empresa, ou seja, quanto maiores forem as expectativas quanto ao futuro da empresa, maior será o valor dela hoje em dia.

Múltiplos de Mercado

Já na avaliação utilizando múltiplos de mercado, são utilizadas métricas abrangentes para comparar uma empresa com outras, com o mercado ou com ela mesma no passado.

Mesmo em Startups onde o futuro é incerto e a chance de sucesso depende de inúmeros fatores internos e externos, é possível avaliar o valor dela hoje, isso com base em diversos cenários e modelos estatísticos.

Por isso vá em frente, faça uma avaliação financeira, além de ajudar a responder quanto vale a sua empresa, ela também te ajuda a maximizar este valor.

Maximizar? Como?

O valuation te dá métricas para acompanhar a eficácia do seu processo de tomada de decisão estratégica e fornecê-lo a capacidade de controlar o desempenho e metas em termos de mudança estimada do valor, não somente em receita, custos e lucro.

Um valuation – o que Buffet chama de “complexo, mas extremamente importante, disciplina” – é a melhor ferramenta para traçar o futuro da sua startup: onde você está e para onde você está indo.

Ajudando você a responder à pergunta fundamental:

Quanto vale minha startup?

A resposta é importante para um investidor, mas também essencial para sua própria gestão financeira.

Sua vez

Caso você tenha alguma dúvida, não deixe de comentar esse post que teremos prazer em lhe auxiliar.

Conheça a Alfa Valuation